Alimentos proibidos: conheça 9 comidas que são prejudiciais aos cães

alimentos-proibidos-cachorros

No dia a dia você acaba oferecendo petiscos ao seu pet e ele acaba te convencendo só pelo olhar que “não faz mal”? Quem resiste ao olhar de um cachorro pedindo comida, não é mesmo? Mas fique alerta. Você já deve ter ouvido falar que existem alimentos proibidos para cães. O assunto é sério. Dar certos tipos de alimentos aos cães pode envenenar o peludo e, em casos mais graves, levar a morte.

Montamos uma lista com 9 alimentos perigosos para a alimentação dos cachorros. Conheça quais são e proteja seu melhor amigo:

1. Chocolate

Apesar de ser irresistível para os humanos, o chocolate é proibido para os cachorros. O motivo é uma toxina chamada teobromina, presente no chocolate e pode causar alergias, aumento da pressão arterial e arritmias. Em alguns casos, o cão pode apresentar vômitos, desidratação e agitação. Em caso de suspeitas de ingestão de chocolate, leve o animal ao veterinário.

2. Cebola e alho

Apesar de ser um excelente tempero, a cebola é um grande veneno para os pets. Dependendo da intensidade, pode causar irritação no intestino e no estômago. Além disso, o alho é muito nocivo para gatos.

3. Uva, carambola e açaí

Qualquer produto derivado da uva é prejudicial. A falta de conhecimento sobre a toxicidade da uva faz com que seja necessário mantê-las fora do alcance dos animais. Frutas como carambola e açaí também não devem ser consumidas pelos pets.

4. Leite

O leite só é útil para os filhotes. Quando adultos, não devem ser consumidos pelos animais, pois podem causar pedras nos rins e problemas digestivos. Eles contém muita lactose. Derivados como ricota, cottage, iogurte natural não fazem mal ao bichinho pois são fermentados e as bactérias consomem a maioria da lactose.

5. Doces e comidas com açúcar

Os doces, de forma geral, são contraindicados para os pets. O açúcar pode causar obesidade no animal, além de causar problemas dentais e até mesmo diabetes. Doces também podem causar vômitos, letargia e perda de coordenação motora. Os dietéticos, que possuem o xilitol, substância responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, podem ainda causar a insuficiência hepática.

6. Bebida alcoólica

Assim como o chocolate, as bebidas alcóolicas (cerveja, caipirinha e outros drinks) provocam vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte do animal.

7. Cafeína

A cafeína pode ser letal para os cães, pois causa uma reação similar ao envenenamento. Os sintomas são agitação, respiração acelerada, palpitações cardíacas, tremores musculares, convulsões e sangramentos. Lembrando que a cafeína está presente no café, em refrigerantes, energéticos e em medicamentos humanos, como os analgésicos e antitérmicos.

8. Caroços e sementes de frutas

Caroços de caqui, ameixas, pêssegos, cerejas e sementes de maçã podem oferecer o risco de asfixia, além de uma possível obstrução no intestino de seu pet. Além disso, as sementes de algumas frutas contêm glicosídeos cianogênicos, que são compostos de cianeto que podem causar dificuldade respiratória em animais, salivação excessiva, convulsões e até coma.

9. Macadâmia

A macadâmia contém uma toxina que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Mesmo em pequenas quantidades, pode envenenar o animal e causar a morte. Cinco ou seis destas nozes bastam para matar um cão, então fique sempre atento! Em caso de ingestão você deve levar o animal ao veterinário imediatamente, ele pode precisar fazer uma lavagem para limpar o estômago.

Meu cachorro alimentos proibidos, e agora?

Ao perceber qualquer sinal de intoxicação alimentar ou suspeita de envenenamento leve o animal imediatamente ao veterinário. Tenha atenção especial aos itens dessa lista para manter a saúde do melhor amigo sempre em dia!

Precisa de atendimento ou alguma informação? Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

Médica Veterinária Graduada pela Fundação universidade regional de Blumenau – Furb.

Pós-graduanda em Clínica Médica de Felinos – Equalis

Precisa de ajuda?