Cuidados básicos com a higiene do pet: o que você precisa saber!

higiene-dos-pets

Como andam os cuidados básicos de higiene do seu bichinho de estimação? Além do banho, é importante cuidar da limpeza dos dentes e até mesmo das orelhas. O veterinário Dr. Márcio de Souza Antonialli​ comenta que alguns cuidados de higiene contribuem para a saúde dos animais. “Estar atento aos cuidados de higiene garantem mais qualidade de vida e mais saúde para os bichinhos”, reforça. Conheça alguns cuidados básicos que você deve tomar:

Cuidados com os pelos

Os pelos servem para proteger a pele dos animais e regular a temperatura do corpo. Eles são constantemente renovados e a queda de pelos varia de acordo com a pelagem do animal, raça e alimentação.

Para animais de pelo longo, a escovação diária é importante para manter a saúde dos pelos, evitando embaraços, proliferação de fungos e bactérias. Através da escovação também é possível acompanhar a pele, caso o animal tenha carrapatos e pulgas ou até mesmo alguma ferida ou dermatite.

Banho e tosa

Como o pelo tem a função de regular a temperatura e proteger a pele do animal, as tosas muito baixas podem aumentar a sensação de calor ou invés de aliviar o animal nos dias de verão. Banhos em excesso, com água e secador muito quentes, também prejudicam a saúde da pele do animal. Acessórios como laços apertados e bandanas podem causar incomodo e até mesmo enforcamento. Evite perfumes muito fortes, eles têm o olfato apurado e podem ficar incomodados. Os gatos são animais limpos e passam uma boa parte do dia cuidando de sua higiene. Banhos devem ser dados apenas em casos especiais. A escovação, caso o gato tenha pelos longos, é recomendada semanalmente.

Limpeza bucal

Cães e gatos acumulam tártaro nos dentes. Além de realizar a escovação com frequência – com pastas apropriadas para animais – você deve eventualmente levar o bichinho ao veterinário para realizar a Profilaxia Dentária. O tártaro e a placa bacteriana são ricos em bactérias e podem ser o ponto inicial de infeções e outros problemas de saúde do seu pet.

Limpeza dos ouvidos

A limpeza dos ouvidos deve ser feita somente quando houver excesso de cerume. Sobretudo, é importante ficar atento a odores fortes nas orelhas ou excesso de secreção. Infecções em orelhas podem causar otite, surdez e até lesões neurológicas graves. Animais com muitos pelos na região dos ouvidos precisam realizar a limpeza com frequência para evitar as infecções.

Bigode

Os bigodes ajudam nas experiências sensoriais dos animais, na proteção dos olhos e na percepção do ambiente ao seu redor. Se o bigode for cortado, embora não seja doloroso, o animal pode ficar desorientado e sua consciência espacial diminuir.

Deixe seu comentário

Médica Veterinária Graduada pela Fundação universidade regional de Blumenau – Furb.

Pós-graduanda em Clínica Médica de Felinos – Equalis

Precisa de ajuda?