Vacinas obrigatórias para cães e gatos

Vacinas obrigatórias para cães e gatos

Há uma lista de vacinas obrigatórias para cães e gatos, fique atento! A vacinação é um ato de cuidado e amor com o seu cachorro e/ou gato. Ela protege seu bichinho de doenças graves e é importante para a saúde pública, afinal, existem doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos, como a raiva.

Quais vacinas são obrigatórias para o meu pet?

Cachorro:

  • Vacina antirrábica: uma das principais vacinas de cachorros, ela imuniza o pet contra a raiva canina. Vacina com reforço anual.
  • Vacina múltipla ou polivalente (V8 e V10): imuniza o pet contra doenças de origem viral e bacteriana. São elas: cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza e até alguns tipos de leptospirose. Vacina com reforço anual.
  • Vacina contra a giardíase: é considerada uma zoonose (doença transmitida entre animais e pessoas), um protozoário que é contraído principalmente em praias e parques por modo fecal-oral. Vacina com reforço anual.
  • Vacina contra a gripe canina: também conhecida como “tosse dos canis” ou traqueobronquite infecciosa canina (TIC). Vacina com reforço anual.

Gato:

  • Vacina polivalente (V4 ou V5): a versão V4 protege o gato contra a panleucopenia, a calicivirose, a rinotraqueíte e contra a clamidiose. Já a V5 é a mais completa, protegendo de todas as doenças que V4 protege mais a leucemia felina. Vacina com reforço anual.
  • Vacina antirrábica: imuniza seu gato contra a raiva. Vacina com reforço anual.

Protocolo de vacinação para filhotes

Você sabe qual o protocolo de vacinação para filhotes? E qual o prazo de intervalo entre as vacinas? Primeiro, para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e previamente vermifugado.

Na primeira vacinação, o cãozinho precisa receber 3 doses da polivalente (V10, V8). A primeira dose deve ser feita a partir dos 45 dias de vida, sendo o intervalo entre as doses, de 21 a 30 dias. A vacina da raiva deve ser aplicada uma vez a partir de 12 semanas de vida. Além da polivalente e da raiva, que são as vacinas obrigatórias, temos também as vacinas opcionais, que dependem muito do estilo de vida do paciente, sendo elas a vacina contra giardia e gripe.

Após o protocolo inicial, ele deve receber 1 dose de cada vacina anual!

É importante reforçar que o cão só pode sair para passear na rua após 15 dias da última aplicação da polivalente.

Mantenha a carteira de vacinação sempre em dia, garantindo a saúde e proteção contra doenças infectocontagiosas. Aqui, na Clínica Veterinária SantaVet nós trabalhamos com vacinas importadas e de alta qualidade. Quer agendar seu horário? Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

Médica Veterinária Graduada pela Fundação universidade regional de Blumenau – Furb.

Pós-graduanda em Clínica Médica de Felinos – Equalis

Precisa de ajuda?